Um Desabafo sobre DreadWolf
- Guardião Cinzento
- 13 de jun. de 2023
- 4 min de leitura
Já que eu não consigo falar (resfriado e garganta ruim), resolvi escrever esse post pra poder descarregar um pouco da frustração que venho sentindo nos últimos meses. Logo logo completaremos incríveis nove anos desde o lançamento de Dragon Age Inquisition, e, até hoje, não temos quase informação alguma sobre o próximo jogo da saga, intitulado DreadWolf.

O Summer Game Fest, que aconteceu no último dia 8, foi, na melhor das hipóteses, mediano, mas a falta de qualquer notícia, mesmo que pequena, sobre Dragon Age, me deixou ao mesmo tempo nervoso e preocupado. O que DIABOS está acontecendo com a Bioware? Por que eles se recusam a comunicar qualquer coisa sobre o próximo jogo? Como podem tantos anos passarem e nada de novo ser mostrado? Se for considerar que o trailer do Dragon Age Day de 2022, que foca em Solas, não traz quase nada novo, a última verdadeira novidade oficial foi no Game Awards de 2020, TRÊS ANOS ATRÁS.
Um argumento em defesa desta demora que eu já vi bastante, é que muito provavelmente a Bioware não quer se adiantar demais e prometer mais do que pode entregar, até porque, após os fracassos de Mass Effect Andromeda e Anthem, DreadWolf PRECISA ser um sucesso, ou o estúdio corre até perigo de ser desfeito pela famosa dona Eletronic Arts. Uma parte de mim até entende isso, e uma coisa boa nisso tudo é o fato de que, obviamente, a EA está sim dando a Bioware quanto tempo eles precisarem, além da liberdade criativa para criar o jogo na visão do próprio estúdio, mas, uma coisa que esse argumento esquece é que, mesmo sem mostrar nada, você AINDA está criando expectativas.
Não há nada mais incrivelmente traiçoeiro do que a mente humana. Quando estamos animados para algo, e, principalmente, quando temos muito tempo para ficar imaginando diversas possibilidades, nós acamos criando uma versão "idealizada" do produto que queremos ver. Eu mesmo faço isso, até criando vídeos para falar sobre certos aspectos do próximo jogo, ou o que eu acho que DreadWolf deveria aprender com outras séries. E nós estamos agora entrando em 9 anos de especulação. 9 anos de imaginação. 9 anos de antecipação. Quando eu digo que eles precisam comunicar melhor o que, exatamente, será o próximo jogo, eu não digo apenas que eles precisam hypar o jogo, mas também controlar as expectativas de seus fãs.
Pior ainda, eles precisam fazer os dois. Fãs leais da saga estão com ideias a mil, enquanto o público geral da indústria dos games já perdeu totalmente a confiança de que a Bioware ainda consiga criar um jogo de qualidade. Após Anthem, fica difícil culpá-los (mesmo que a culpa, na minha opinião, recaia bem mais sobre a EA).
Então, no fim das contas, Dragon Age DreadWolf está em um limbo extremamente perigoso. Por um lado, existem os fãs, que ficam cada vez mais ansiosos sobre o próximo jogo, e, mesmo que tentem não fazer isso, acabam idealizando uma versão do jogo que pode muito bem acabar os deixando decepcionados. Por outro, existe o público geral, onde várias pessoas acreditam que o último "bom" jogo da Bioware foi Mass Effect 2, lançado em 2010. Ao não lançar nada realmente relevante, a Bioware permite o agravamento de ambos os extremos, algo muito perigoso para a empresa.
Na minha opinião, eles PRECISAM mostrar algo. Nem precisa realmente ser gameplay, mas nós precisamos ter uma ideia do que diabos esse jogo se trata. Nós já sabemos que o foco será em Solas, então agora é hora de explorar o resto do mundo. Thedas não é apenas o Lobo Temido. Trailers focados nas facções, nas nações, nos companheiros, nos romances, nas criaturas inimigas, nos Qunari, nos Corvos Antivanos, nos Guardiões Cinzentos, na floresta de Arlathan, nas Estradas Profundas, e várias outras ideias, todas são possibilidades, e nem precisam realmente ser em formato de gameplay. Obviamente mostrar o jogo em si seria o ideal, mas, se eles querem ao mesmo tempo tranquilizar o público antigo, e ainda atrair um novo, eles precisam começar a mostrar alguma coisa. 2019, que foi quando o jogo começou a ser realmente desenvolvido, foi há 4 anos atrás. Entre Dragon Age 2 e Dragon Age Inquisition existem apenas 3 anos de diferença, e Mass Effect 3 ainda está entre eles. De 2019 pra cá, a Bioware não lançou nada.
Além disso tudo, eu quero discutir também os vazamentos de algumas meses atrás, e o retorno de Mark Darrah como consultor. Como eu disse antes, é bom que a Bioware está tendo o tempo necessário para tornar o jogo o melhor produto possível, mas, com 4 anos, fica a dúvida: será que eles acham que estão com esta bola toda pra fazer tanto mistério assim, ou será que, em todo este tempo, eles não tem NADA pra mostrar? Eu nem sei dizer qual é pior... Será que com a reação aos vazamentos, Mark Darrah sugeriu refazer quase todo o gameplay, e por isso está demorando tanto? Mas poxa, se for este o caso, está é a confiança que a Bioware tem na própria visão do jogo? Uma crítica e já mudam tudo? É complicado gente.
Finalmente, algo mais pessoal. Está cada vez mais difícil continuar animado conforme o tempo vai passando. Criar conteúdo semanalmente por anos de uma série sem novidades é cansativo, especialmente quando existem tantos outros jogos interessantes chegando. No Summer Game Fest e na XBOX Showcase, tivemos 15 grandes anúncios que me chamaram muita atenção.
O novo Prince of Persia, que minha esposa já ficou super interessada; gameplay (imagem só) do novo Mortal Kombat; Sonic remake; Lies of P, que, pra quem já me acompanha, sabe que sou super fã de soulslike; Alan Wake 2; DOIS novos jogos de Yakuza (ou derivados); FaeFarm, um StardewValley de fadas; o novo FABLE; Payday 3; Clockwork Revolution; Avowed, cuja empresa, Obsidian, é uma das melhores em quesitos de RPG; Hellblade 2; e, claro, o grande, Starfield, que parece ser fenomenal.
Isso sem falar de Baldur's Gate 3, que não só tem constantemente notícias e eventos próprios da empresa Larian para atualizar o acesso antecipado, mas está prestes a lançar oficialmente. Gente, só pelo acesso antecipado (que eu recebi de presente! Obrigado Quero Café!) o jogo já está se tornando um dos melhores RPGs de todos os tempos.
Enquanto isso, nós, fãs de Dragon Age, tivemos uma artezinha nova no disco vynil da saga. Uau...

Comentários