top of page
Buscar

Os Eluvians - Resumo da Lore de Dragon Age

  • Foto do escritor: Guardião Cinzento
    Guardião Cinzento
  • 28 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Os Eluvians são os espelhos mágicos do antigo império élfico de Elvhenan. Na época, os elfos não construíam estradas entre suas cidades, mas usavam estes itens mágicos para se comunicarem e viajarem entre grandes distâncias de forma instantânea.


ree

Com a queda de Arlathan e a formação do Véu, muitos Eluvians foram destruídos ou perdidos, mas ainda assim um número significativo chegou até os dias atuais, espalhados entre os locais mais estranhos e escondidos, porém a maioria destes que sobraram parecem ter sido desativados.

Enquanto muitos elfos e mesmo alguns magistrados do Império de Tevinter já tentaram reativar os Eluvians, apenas um pequeno numero de pessoas parece verdadeiramente entender como estas relíquias funcionam.


Ao invés de simplesmente se conectarem entre si, os Eluvianos conectam o mundo de Thedas a um reino separado, que fica além do Imaterial, chamado de a Encruzilhada. Nós nos deparamos com este reino pela primeira vez em Dragon Age Inquisition, quando Morrigan nos leva até lá.

Também segundo Morrigan, cada Eluvian precisa de uma chave para voltar a funcionar, e que tal chave pode ser um grande numero de coisas, desde uma grande quantidade de poder até conhecimentos secretos, ou algo realmente específico. Isso não nos explica muito sobre o que exatamente é uma chave, e como no DLC Invasor nós vemos que os Qunari conseguem abrir vários Eluvians simplesmente colecionando poder e conhecimento, fica difícil dizer se você precisa de chaves reais ou só precisa ser poderoso e inteligente o suficiente.


Nos jogos em si, nós já encontramos diversos destes espelhos, mas vale a pena chamar atenção para alguns em específico:


1 - O primeiro Eluvian que encontramos aparece na Origem de Elfo Dalishiano, em Dragon Age Origins. Ainda assim, na época, seja por erro do próprio personagem ou por mudança na Lore, é dito por Duncan que o espelho tem origem Tevinteriana. Além disso, é mostrado que ele está corrompido com a doença da Praga, o que levanta a pergunta: Os Eluvians são vivos, já que apenas seres vivos podem ser corrompidos, ou será que ele estava conectando a algum lugar afetado pela Praga?


2 - Depois disso, vemos outro Eluvian no DLC Witch Hunt (Caça às Bruxas), onde Morrigan foi capaz de reativar um Eluvian e o usa para se esconder de Flemeth. Em Dragon Age Inquisition, nós descobrimos que este Eluvian se conecta diretamente a Encruzilhada.


3 - Talvez o Eluvian mais proeminente da série, uma vez que aparece na campanha principal, é o Eluvian de Merrill, nossa companheira em Dragon Age 2. Dependendo das suas escolhas, ele pode apenas continuar desativado, ou ser completamente destruído. Caso ainda exista, porém, está poderia ser uma boa razão para o retorno de Merrill na série.


4 - Há também o Eluvian presente no Templo de Mythal, o qual vemos, e usamos, durante a missão O que o Orgulho Forjou, em Inquisition.


5 - Finalmente, eu acho importante citar um Eluvian desativado encontrado nas Estradas Profundas, o qual parece ter o mesmo modelo do de Merrill. Independente do modelo, isso mostra como a influência dos Elfos Antigos chegou até mesmo ao reino subterrâneo dos anões.



A Encruzilhada


ree

A Encruzilhada é uma espécie de mundo conector, onde todos os Eluvianos se conectam, mesmo que não diretamente. Por causa disso, a Encruzilhada é um espaço separado, tanto do mundo real como do Imaterial. Alguns personagens a descrevem como um entre vários lugares entre mundos, como pequenas dimensões de bolso com suas próprias regras de realidade.


Enquanto existem alguns Eluvians que nunca pararam de funcionar, a maioria foi desativada pelos próprios elfos, quando uma guerra civil fez com que os Eluvians fossem usados por diferentes facções.


Atualmente, a Encruzilhada parece estar se desfazendo continuamente, e uma hora ou outra ela será destruída. Vale também mencionar que enquanto humanos, anões e Qunaris veem a Encruzilhada como um lugar estranho e desconfortável repleto de árvores mortas e tons de cinza, elfos consideram o lugar um local reconfortante, onde o céu é sempre colorido com dezenas de cores diferentes e as árvores estão todas vivas e cheias de folhas.


ree

Em Dragon Age Dreadwolf, é possível que vejamos a Encruzilhada e os Eluvians sendo usados por Solas e seus seguidores, uma vez que ele agora controla toda a rede dos espelhos mágicos. Isto dá a ele uma vantagem enorme em questões de mobilidade, mas, caso nós consigamos tomar o controle de ao menos alguns Eluvians, isso poderia ser uma ótima maneira de explicar Viagens Rápidas entre mapas diferentes.

 
 
 

Comentários


bottom of page