top of page
Buscar

Ranqueando Os Contos de Dragon Age: Tevinter Nights

  • Foto do escritor: Guardião Cinzento
    Guardião Cinzento
  • 13 de jan. de 2023
  • 8 min de leitura

Lançado em 10 de março de 2020, o livro Dragon Age Tevinter Nights, ou Dragon Age Noites de Tevinter, é, na verdade, uma coletânea de contos se passando no mundo de Thedas!


As histórias são focadas no norte do continente, se passando, principalmente, em Tevinter, Antiva, e Nevarra, as quais, aliás devem ser as nações principais que podem aparecer no próximo jogo da franquia: Dragon Age DreadWolf.


Hoje, eu decidi ranquear todos os 15 contos, baseado na minha preferência pessoal. Obviamente, isso não quer dizer que esta é a verdade absoluta em quesito de qualidade para estes contos, e, portanto, é muito provável que a ordem de vocês seja bem diferente da minha.


SPOILERS em!

ree

15 - Half Up Front (Pagamento Adiantado)


Half Up Front é o conto que menos gostei no livro, mas isso não quer dizer que seja uma história ruim. Escrito por John Epler, Half Up Front conta a história de Vadis, uma filha de magistrados Tevinterianos que deixou sua vida nobre para trás para se tornar uma ladra ao lado de sua amante Cestes, uma elfa ex-escrava da família.


Após ser contratada para roubar um artefato mágico, Vadis se vê no meio de uma espécie de conflito de espionagem entre os Qunaris e agentes de Fen'Harel, o provável próximo grande vilão da saga. Nós temos algumas revelações interessantes, mas, no fim das contas, simplesmente não foi uma história que me prendeu muito.


14 - Herold had the Plan (Herold tinha o Plano)


Assim como o conto anterior, não há nada particularmente errado com Herold had the Plan, escrito por Ryan Cormier, mas, mais uma vez, não foi uma história que me deixou particularmente interessado. O aspecto mais inovador da história é o fato de que o protagonista é um Senhor da Fortuna, uma facção de caçadores de tesouros a qual deve aparecer novamente no próximo jogo. A única parte que me deixou verdadeiramente feliz de ler, foi bem no finalzinho, com o retorno de Vaea, uma personagem das HQs de Dragon Age que foi introduzida em Dragon Age: Cavaleiro Errante, a qual, aliás, tem vídeo lá no canal:

https://www.youtube.com/watch?v=qzITjRUC1ro


13 - Murder by Death Mages (Morto por Magos da Morte)


Eu vou ser sincero... Eu tive que pegar o livro de novo para relembrar o que exatamente acontece em Murder by Death Mages, escrito por Caitlin Sullivan Kelly. Eu lembrava que a protagonista era Sidonys, uma necromancer que é, inclusive, personagem jogável no modo multiplayer de Dragon Age Inquisition, e lembrava também que a história se passava em Nevarra, mas nada mais além disso.


No fim das contas, a história é até legal, explorando melhor as intrigas políticas de Nevarra e como a nação é em um nível mais "comum". Ainda assim, não achei nada demais.


12 - The Streets of Minrathous (As Ruas de Minrathous)


Escrito por Brianne Battye, The Streets of Minrathous é onde os contos passam de "OK", para "da hora". Entre a protagonista Neve Gallus, uma investigadora particular com uma prótese mágica no lugar da perna, até a revelação de uma espécie de "Super Demônio" selado abaixo da cidade de Minrathous, este conto traz diversos pontos interessantes para o futuro da saga, além de continuar uma exploração da nação de Tevinter, a qual deve ter grande destaque em Dragon Age Dreadwolf.


11 - Three Trees to Midnight (Três Árvores até a Meia Noite)


Three Trees to Midnight é o primeiro conto da coletânea, sendo escrito por Patrick Weekees, que foi também roteirista chefe do personagem Solas, em Dragon Age Inquisition, além do DLC Trespasser/Invasor, e agora lidera o time narrativo do próximo jogo.


Como esperado, este conto é uma excelente introdução para o livro, explorando aspectos da guerra entre os Qunaris e Tevinter sob a perspectiva do prisioneiro de guerra Myrion, enquanto foca também nos Elfos Dalishianos do norte, com Strife e Irelin. No geral, uma ótima história que mostra, inclusive, a divisão entre os diversos corpos dos Qunari.


10 - Genitivi Dies in the End (Genitivi Morre no Final)


Este talvez seja o conto mais único do livro, sendo narrado pela perspectiva dos três protagonistas: Philliam, O Bardo; A Irmã Laudine, e, é claro, Genitivi, que nós conhecemos pela primeira vez lá atrás durante os eventos de Dragon Age Origins.


Comandados pela Inquisição, os três viajam ao norte, onde encontram uma antiga biblioteca élfica e acabam enfrentando forças Qunari. Para escapar da vilã Rasaan, eles se fingem de mortos e começam a escrever sob pseudônimos.


No geral, é um conto apenas bom, mas a criatividade do autor Lukas Kristjanson foi o suficiente para alcançar o meu top 10.


9 - Callback (Chamado de Volta)


Eu conseguiria, tranquilamente, ver CallBack, o qual também é escrito por Lukas, como o conto favorito de muita gente, uma vez que conta com o retorno de diversos personagens secundários de Inquisition e até mesmo se passa na Fortaleza do Céu.


Protagonizado por Sutherland, este conto mostra a introdução de um novo tipo de demônio, o Arrependimento, e que ideia foda! Um lobo gigante formado a partir das pinturas de mural feitas pelo Solas, simbolizando tanto o crescimento do personagem ao lado da Inquisição, quanto os arrependimentos que deram forma ao demônio em questão.


8 - Eight Little Talons (Oito Pequenas Garras)


Eight Little Talons, escrito por Courtney Woods, é um dos três contos que focam bastante nos Corvos Antivanos, a facção de assassinos que dominam Antiva, e a qual vimos pela primeira vez com Zevran, nosso companheiro em Dragon Age Origins.


E, apesar de ser sim muito bom, acaba sendo o mais fraco dos três contos, por mais que seja, tecnicamente, o mais importante para o futuro da organização. Pra quem gosta de histórias de mistério e a famosa premissa de "Quem é o assassino?", este conto será um dos melhores!


7 - Hunger (Fome)


Pode parecer estranho da minha parte deixar Hunger, da autora Brianne Batye, tão alto na lista, uma vez que o conto não nos mostra nada muito especial. O foco não é em Qunaris, Tevinter, Solas, ou nada assim, mas apenas em uma aventura de dois Guardiões Cinzentos caçando um lobisomem!


Só o fato da Bioware lembrar que lobisomens existem já me deixa super feliz, mas, como se não fosse suficiente, a criatura ainda é descrita de uma forma terrível e verdadeiramente monstruosa, transformando esse em um verdadeiro conto de Fantasia Sombria. E, pra quem me conhece, e sabe que eu sou, inclusive, autor desse estilo, deve entender o quanto eu amei essa história.


6 - An Old Crow's Old Tricks (Os Velhos Truques de um Velho Corvo)


Esse próximo conto é engraçado. Escrito por Arone Le Bray, An Old Crow's Old Tricks não tem absolutamente nada demais, exceto por uma coisa: uma vovozinha gentil e acolhedora a qual é, também, uma das assassinas mais letais dos Corvos Antivanos.


Chamada Lessef, a existência dela é mais que o suficiente pra eu ter amado esse conto! Galera do céu, ela tricota um cachecol de presente para uma guarda Tevinteriana e depois a enforca com ele. Foda.


5 - Down Among the Dead Men (Entre os Homens Mortos)


Começando o top 5, está Down Among the Dead Men, escrito pela Sylvia Feketekuty. Outro conto focado em Nevarra, mas, ao contrário de Murder by Death Mages, se vira para os aspectos mais únicos da nação, como os mortos-vivos e a Grande Necrópole. Aliás, a reviravolta sobre o protagonista Audric é uma das mais interessantes de todo o universo de Dragon Age!


Esse conto, aliás, é o que mais me deixa ansioso com a possibilidade de ver Nevarra em Dragon Age Dreadwolf, e, especialmente, a Grande Necrópole, que seria o local perfeito para uma dungeon cheia de combate, terror, e, estranhamente, até mesmo muito humor!


4 - Dreadwolf Take You (Que o Lobo Temido te Leve)


O último conto do livro está no lugar exato, pois conta com a MELHOR reviravolta de todas. Só pelo nome, já da pra saber que o foco está, mais uma vez, em Solas, e, desta vez, ele chega até mesmo a aparecer, usando maquiagem, uma peruca, e roupas extravagantes, tudo para poder se passar por um Bardo Orlesiano em meio a um encontro de espiões mundiais.


Mais uma vez, Patrick Weekees mostra porque tenho tanta confiança em sua visão para a série, mostrando como Solas pode ser muito mais do que apenas um super mago que quer destruir o mundo. Ele é também um grande manipulador e é extremamente esperto, ao ponto de que, entre todos os presentes, apenas a protagonista Charter conseguir descobrir sua identidade verdadeira.


Dread Wolf Take You traz também informações extremamente relevantes para o próximo jogo, especialmente sobre o Ídolo de Lyrium Vermelho, que vimos pela primeira vez em Dragon Age 2, e que deve voltar a ter um destaque enorme agora.


Aliás, pra quem quiser conhecer esse conto em mais detalhes, tem vídeo lá no canal falando sobre ele:



3 - The Wigmaker Job (O Trabalho do Fazedor de Perucas)


O top 3 são todos contos os quais poderiam, sinceramente, ser chamados de contos de terror. Por mais que todos estejam mais próximos a fantasia sombria, eles contam com tantos elementos de horror que são ainda mais assustadores.


Apesar do nome, The Wigmaker Job, escrito por Courtney Woods, tem acontecimentos bem mais bombásticos. Protagonizado por alguém que eu realmente acredito que se tornará um companheiro no próximo jogo, Lucanis Dellamorte, o assassino mais famoso dos Corvos Antivanos, o conto mostra o assassino indo atrás de Ambrose Forfex, um fazedor de perucas de luxo em Tevinter. Então, é lógico, esse fazedor de perucas não apenas é um mago de sangue e escravista, mas também força seus escravos a ingerirem Lírio Vermelho, para então conseguir fazer perucas infundidas com a substância.


É uma merda atrás da outra, sendo uma história bem pesada sobre como a elite de Tevinter se aproveita de todas as formas possíveis das pessoas escravizadas. Lore de Dragon Age, conflito de classes, elementos de horror, e um "artista" fudido se fudendo no final. Assim que se faz.


2 - Luck in the Gardens (Sorte nos Jardins)


Continuando com o tema de terror, está Luck in the Gardens, escrito por Sylvia Feketekuty. Como se não bastasse o fato de que Dorian, meu personagem favorito da série, aparece, este conto tem uma inspiração ENORME no estilo de Horror Cósmico, outro gênero literário que eu amo (e inclusive escrevo).


Além disso, Hollix, protagonista da história, é uma figura extremamente interessante. Sendo não apenas um Senhor da Fortuna, Hollix é também mestre em disfarces, ao ponto que ninguém sabe ao certo sua raça ou mesmo seu gênero. Dragon Age sempre foi uma série com uma representatividade enorme, mas é bom ver cada vez mais personagens representando gêneros diferentes, ou, nesse caso, gênero fluído.


Mas o que mais me deixa animado nessa história, é a criatura Cekorax, a qual é uma grande massa gelatinosa prateada, a qual decapita suas vítimas e as forma em uma espécie de coroa, pela qual, aliás, a criatura fala, com uma dúzia de vozes diferentes. Sendo descrita como uma criatura "além do véu de nossa realidade", pode ser que Dragon Age esteja realmente começando a introduzir criaturas antigas em seu universo, o que me deixa LOUCO de animação!




1 - Horror of Hormak (Horror de Hormak)


E, finalmente, a minha história favorita do livro, Horror of Hormak, de John Epler, também leva alguns elementos de Horror Cósmico para Dragon Age, mas, ao contrário de Luck in the Gardens, são elementos mais baseados na própria filosofia do cosmicismo, do que nos aspectos visuais do gênero.


A ideia de que existem mistérios tão incrivelmente terríveis, que podem facilmente levar as pessoas a loucura, é bem forte nessa história. Isso sem sacrificar uma conexão forte aos personagens, como o protagonista Ramesh, um Guardião Cinzento que foi enviado em uma missão para encontrar outros guardiões desaparecidos. Entre eles, está Jovis, outro Guardião Cinzento o qual Ramesh sempre amou, mas nunca revelou seus sentimentos.


No fim das contas, Horror of Hormak é uma das tragédias mais arrepiantes que eu já li, influenciando fortemente o meu próprio estilo como escritor. Ele é, sem dúvidas, o meu conto favorito deste livro! Aliás, foi o primeiro destes contos a ganhar vídeo lá no canal também:







 
 
 

Comentários


bottom of page