Morrigan em D&D 5E
- Guardião Cinzento
- 14 de mar. de 2023
- 5 min de leitura
Sim, sim, eu sei que existe um sistema de RPG de mesa focado diretamente no cenário de Dragon Age. Aliás, é um sistema maravilhoso! Ainda assim, criar um personagem de Dragon Age dentro do sistema de Dragon Age me parece relativamente óbvio, e, por isso, não acho que sejá necessário explicar muito.
Quer criar a Morrigan no sistema de Dragon Age? Maga Apóstata, humana, maga, talento em venenos, foco em magias de entropia, magias de gelo, e especialização Metamorfa. Maga de Sangue e Zeladora tecnicamente também poderiam encaixar, mas aí já é uma escolha sua.
Agora, vamos falar de algo um pouco mais interessante: como adaptar a personagem Morrigan para o sistema de Dungeons & Dragons Quinta Edição!

Obviamente, Morrigan é humana, e, como eu não sou maluco, estarei usando as estatísticas do Humano Variante nessa build. Isso quer dizer que poderemos adicionar uma linguagem extra, proficiência em uma habilidade extra, além de +1 ponto para dois atributos diferentes e, o mais importante, ganharemos acesso a um Talento logo de início.
Quanto aos atributos, eu vou usar os números padrões para facilitar as coisas, então, deixarei 8 em Força (Morrigan é descrita como magra e fisicamente fraca pelos desenvolvedores), 10 em Destreza (ela não é necessariamente ágil), 12 em Constituição (novamente, ela é descrita como frágil, mas deixar menos que isso é pedir pra morrer ainda no nível 1), 13 em Carisma (ela é uma boa mentirosa e manipuladora), 14 em Inteligência (Morrigan conhece muitos segredos da antiga magia élfica), e, finalmente, 15 em Sabedoria (será seu atributo principal, e representa também sua habilidade de sobreviver em locais selvagens). Com os bônus de sua raça, podemos aumentar Carisma para 14 e Sabedoria para 16. Isso deixa:
Força: 8 - Destreza: 10 - Constituição: 12 - Inteligência: 14 - Sabedoria: 16 - Carisma: 14
Quanto a habilidade e linguagem extras, escolheremos Blefe como a habilidade e Élfico como a linguagem. Blefe representa a habilidade de Morrigan em manipular os outros, especialmente homens ("Um homem sempre está disposto a acreditar em duas coisas sobre uma mulher: que ela é fraca, e que ela se sente atraída por ele"), e élfico representa seu interesse nas magias antigas do mundo, além do aprendizado que teve com Flemeth, sua mãe.
Finalmente, para finalizarmos estes bônus de humana, vamos falar do talento. Dungeons & Dragons Quinta Edição tem um grande número de talentos interessantes, mas, na minha opinião, o mais adequado a Morrigan seria o de Iniciado em Magia, que garante a personagem dois Truques de qualquer lista de magia do jogo, além de poder usar uma magia de primeiro nível desta mesma lista uma vez por descanso longo. Escolhendo a lista de magia da classe Bruxa, podemos adicionar a magia de 1º nível MALDIÇÃO, assim como os truques TOQUE SOMBRIO e ILUSÃO MENOR. É provável que algumas pessoas fiquem surpresas de eu não escolher o truque RAJADA MÍSTICA (Eldritch Blast), mas sinceramente acho que Toque Sombrio se adequa melhor a aptidão de Morrigan por magias da escola de Entropia. Maldição, aliás, também entra nesse ponto, enquanto Ilusão Menor é simplesmente meu truque favorito XD
Agora que falamos sobre a raça de Morrigan, vamos falar sobre sua classe. Obviamente, em Dragon Age, ela é uma maga, mas tentar traduzir magos deste cenário para a classe maga de D&D 5E não costuma funcionar muito bem, especialmente pelo fato de que os magos de D&D não podem usar magias de cura. Enquanto isso não costuma ser o foco de Morrigan, a possibilidade precisa estar lá, e, no fim das contas, existe apenas uma classe que encaixaria na especialização de Metamorfo: os Druidas!
Para acelerar um pouco as coisas, eu não vou passar por cada pequeno detalhe da classe, mas dizer apenas que, para as proficiências, escolheremos Arcanismo (representando o conhecimento mágico de Morrigan), e Sobrevivência (representando sua aptitude para os Ermos Korcari); seus truques de Druida serão ORIENTAÇÃO, INFESTAÇÃO, SELVAGERIA PRIMAL, e MOLDAR ÁGUA. Isso da a ela algumas magias de utilidade e outras que combinam com sua magia selvagem.
Finalmente, quanto a sua sub-classe, eu acabei decidindo por escolher o Círculo da Terra, com um foco nas magias do Ártico. Inicialmente isso pode não parecer fazer muito sentido, mas é incrível o quanto esta subclasse combina com Morrigan.
Primeiro de tudo, eu tenho que explicar o porquê de não ter escolhido outras subclasses, principalmente o Círculo da Lua, que eu sei muita gente imaginaria para ela. A menos que Morrigan beba do Poço dos Sofrimentos, o maior animal que já vimos ela se transformar é um Urso, algo que, com o Círculo da Terra, ela poderá fazer no Nível 8. No Círculo da Lua, ela poderia eventualmente se transformar em animais muito maiores, como Gorilas Gigantes e até mesmo dinossauros. É muito legal, mas, infelizmente, não é o que vemos em Dragon Age. Quem dera, aliás...
Agora, com as magias do Círculo da Terra na especialização do Ártico, Morrigan ganha acesso a magias de gelo, assim como magias que debilitam ou enfraquecem seus oponentes, mais uma vez, concordando com seu foco em magias de Entropia no jogo em si. Além disso, ela também pode recuperar mais espaços de magia, atravessar terreno difícil sem problemas, se torna imune a venenos e doenças, e, eventualmente, ganha uma conexão maior com os animais do mundo.
É tão legal, ou forte, quanto o Círculo da Lua? Não, mas, para mim, combina bem mais com Morrigan e seu poderia mágico de Dragon Age.
Para finalizar, vamos falar do Antecedente de Morrigan, assim como sobre suas magias. Quanto ao seu Antecedente, eu escolhi Eremita, representando toda a sua vida antes dos eventos de Dragon Age Origins, onve viveu isolada de qualquer contato humano, exceto pelo de sua mãe. Com isso, ela ganha proficiências em Medicina e Religião (apesar de não conhecer praticamente nada sobre a Chantria de Andraste, Morrigan é muito versada na mitologia élfica, poderia conhecer bem as lendas Avvar e Chasind, e, caso pense nela já durante os eventos de Inquisition, poderia até ter aprendido mais sobre o Criador), assim como Kit de Herbalismo, e mais uma línguagem, a qual colocaremos como Elemental.
Quanto as suas magias, Druidas têm acesso a toda a sua lista, preparando novas magias diariamente, mas eu aconselharia a focar em magias que atrapalham seus inimigos, como TREMOR DE TERRA, FOGO DAS FADAS, IMOBILIZAR PESSOA, e DISSIPAR MAGIA, assim como magias de gelo (FACA DE GELO, ARMAS ELEMENTAIS, e MURALHA DE ÁGUA). Fora isso, é você quem manda.
E aqui vai um exemplo de como a Ficha da Morrigan ficaria no nível 5:


E aí? O que acharam desta build para Morrigan no sistema de Dungeons & Dragons? Gostaram? Mudariam alguma coisa? E, qual personagem gostariam de ver da próxima vez?
Aqui quem vos falou foi o Guardião Cinzento, e, lembrem-se:
Na Paz, Vigilância
Na Guerra, Vitória
Na Morte, Sacrifício
Comentários