top of page
Buscar

A PRIMEIRA INQUISIÇÃO - Resumo do Lore de Dragon Age

  • Foto do escritor: Guardião Cinzento
    Guardião Cinzento
  • 11 de abr. de 2023
  • 5 min de leitura

A 1º Inquisição foi formada logo após a Primeira Podridão. Permeada por um grupo de pessoas de diferentes raças e origens, o grupo tinha como objetivo caçar e exterminar quaisquer formas de tirania e ameaças mágicas. Fossem Magos de Sangue, demônios, abominações, cultos malditos ou hereges, a Inquisição os caçava. Apesar disso, alguns chamaram suas ações como um reinado de terror. Outros dizem que tal reputação vem de organizações poderosas, feridas pelas investigações e a influência da Primeira Inquisição. Qualquer que seja a verdade, é inegável que a organização era extremamente poderosa.


ree

No ano de 1:20 Divina, a Chantria e a Inquisição assinaram o acordo de Nevarra, formando os primeiros Círculos de Magi, e reformando a Inquisição em dois grupos. A Ordem dos Templários e os Investigadores da Verdade.

Enquanto os Templários guardariam e protegeriam os magos, os Investigadores da Verdade, formados pelos membros veteranos da Inquisição, manteriam vigila contra a corrupção interna e serviriam como agentes especiais da Divina. É justo notar que os símbolos de tais ordens foram retirados do símbolo original da Inquisição. O Sol da Chantria, a Espada dos Templários e o Olho dos Investigadores.


ree

SPOILERS DLC MANDÍBULAS DE HAKKON


No DLC Mandíbulas de Hakkon, nós descobrimos que o último líder da Inquisição antiga, Ameridan, apresentado pela Chantria como um nobre guerreiro humano, fora na verdade um mago elfo, e que ele permanece vivo, trancafiado em uma dobra temporal por mais de 800 anos, enquanto mantém o deus Avvar Hakkon como seu prisioneiro. Quando ele encontra o novo Inquisidor, Ameridan desfaz a dobra temporal, morrendo tranquilo, uma vez que há alguém para suprir seu lugar. Cabe a nós decidir se vamos compartilhar a origem verdadeira de Ameridan com o mundo ou não.


No ano de 9:40 Dragão, após o conflito Mago-Templário e os eventos do livro Dragon Age Asunder, o Lorde Perseguidor Lambert van Reeves declarou o acordo de Nevarra vazio em uma carta a Divina Justinia. Sua carta lê-se:


“Sua Graça,

Os Perseguidores estão a par da parte que você teve na rebelião. Você me convoca a Grande Catedral no meio da noite com negócios “urgentes” apenas para discutir aspectos triviais? E então, quando eu retorno para a Torre Branca, eu descubro o caos... e uma de suas agentes junto aos apóstatas.

Você achou que eu não notaria? Você acreditou que estaria acima das repercussões para tal ato? Fora um dia negro quando a Chantria colocou uma mulher tão incapaz no Trono Solar. Eu não ficarei parado para assistir você destruir o que eras de tradição e justiça construíram.

No décimo segundo ano da Era Divina o acordo de Nevarra foi assinado. Os Perseguidores da Verdade abaixaram a nossa bandeira e concordamos em servir como a mão direita da Chantria, criando juntos o Círculo de Magi. Com o Círculo inexistente, eu aqui declaro o acordo vazio e inválido. Nem os perseguidores da Verdade, ou a Ordem dos Templários reconhecem a autoridade da Chantria, e ao invés disso, realizaremos o trabalho do Criador da forma que deveria ser. Como nós o vemos.

Assinado neste dia do quadragésimo ano da Era do Dragão,

Lorde Perseguidor Lambert van Reeves.”


A ORDEM DOS TEMPLÁRIOS

ree

O maior objetivo da Ordem Templária é o de preservar a segurança dos Círculos de Magi, mantendo vigila sobre os magos e, quando necessário, eliminando aqueles que não podem ser confiados.


Recrutas recebem educação pela Chantria e rigoroso treinamento de combate. Após passarem por todos os testes, são introduzidos na ordem, recebendo seus armamentos e sua primeira dose de Lírio, o qual concede a eles seus poderes únicos. Dentre tais habilidades pode-se enaltecer a habilidade de “Negar” magia, na qual, segundo Solas, um templário reforça a realidade, impedindo que magos acessem o Imaterial. Outra grande habilidade é um ataque conhecido como Destruição Divina, imbuindo suas armas com energias espirituais.


Ainda assim, tais habilidades vem com um preço. Lírio, apesar de conceder poderes incríveis, é extremamente viciante. Muitos dos templários tornam-se presos a substância, sem nunca serem capazes de abandoná-la. Assim como dito por Ser, treinador da especialização em Dragon Age Inquisição:


Dentro de você há algo que você não sabe possuir. Tornar-se um Templário fará de você atento a isso. Você se sentirá poderoso. É incrível. Mas, uma vez acostumado, esse algo se tornará faminto. Você nunca sentiu isso. A Ordem enfrenta tal coisa com companheirismo.”


Uma semana sem Lírio e os Templários começam a sentir-se mal. Entre 1 a 2 meses eles passam a sofrer com desilusões e visões, além de dores de cabeça, sede insaciável, fraqueza e, com o tempo, uma incerteza sobre o que é real e o que não é. O que é passado e o que é presente, ou até mesmo quando estão acordados e quando estão dormindo.


Alguns chegam a citar que tal vício é usado pela Chantria para controlar a Ordem, dizendo que “A Chantria controla o suprimento de Lírio, e, portanto, controla os Templários.”

Para aqueles Templários que se aposentam com honrarias, a Chantria oferece certo suprimento da substância, permitindo-os enfrentar a sede, porém aqueles que são expulsos não recebem tal ajuda, tornando-se viciados ou loucos.


A Ordem é liderada pelo Cavaleiro Vigilante, na Torre branca, e cada país por um Cavaleiro-Comandante. Abaixo deles estão os Cavaleiros-Capitães e então os Cavaleiros e Recrutas.

No Império Tevinteriano, porém, a Ordem Templária serve aos magos, ao invés de vigiá-los. Além disso, templários tevinterianos não tem as habilidades de negar magia, mas podem obter autorização para carregar armas especialmente encantadas. Algumas, inclusive, capazes de lançar rajadas de energia a distância.



OS INVESTIGADORES DA VERDADE

ree

Os Investigadores da Verdade servem principalmente como a polícia secreta da Chantria, sob ordens diretas da Divina. Seu maior objetivo é o de combater a corrupção e proteger a Chantria de ameaças tanto internas quanto externas. Investigadores tem as mesmas habilidades que Templários, mas não dependem de Lírio. Alguns acreditam que seus poderes são presentes diretos do Criador.


Além disso, Investigadores tem também habilidades únicas a eles, que nem mesmo os Templários possuem. Eles não podem ser possuídos por demônios e são completamente imunes a controle mental de magia de sangue. Outras habilidades também são possíveis, como um caso contado por Cassandra onde um Perseguidor era capaz de queimar o Lírio no sangue de uma pessoa, incendiando-a por dentro, algo que torna os Investigadores extremamente poderosos, tanto contra magos, como contra Templários.


SPOILERS DRAGON AGE INQUISIÇÃO


No jogo nós descobrimos que para tornarem-se investigadores, recrutas devem passar um ano inteiro jejuando, rezando e separando-se de todas as distrações, incluindo outras pessoas. A verdade é que eles são feitos Tranquilos, e só então seus superiores invocam um Espírito da Fé para tocá-lo, quebrando a Tranquilidade e dando a eles as habilidades já citadas.

 
 
 

Comentários


bottom of page